Etiquetas

Maharanis, da britânica Lucy Moore, é uma biografia de princesas indianas e, ao mesmo tempo, um relato histórico da Índia colonial, permitindo-nos uma viagem no tempo e ao tempo dos marajás.

Pelo meio, a narração da vida de três mulheres corajosas que não hesitaram afrontar as ambiguidades e dogmas da fechada e conservadora sociedade do seu tempo. Mesmo para quem, como eu, não é grande apreciador da Índia trata-se de um livro muitíssimo interessante.

A biografia do Marquês de Soveral, estrela da nossa diplomacia do final do séc. XIX e princípios do séc. XX, veio finalmente à luz pela mão do advogado Paulo Lowndes Marques.

Luís Soveral foi inequivocamente um dos nossos grandes homens: amigo de reis e princípes, confidente de ministros (ele próprio ocupou a pasta dos estrangeiros por pouco tempo) e famoso playboy do seu tempo, Soveral usou do seu grande tacto e inteligência, pondo-os ao serviço da sua pátria.

E não resisto a uma piada que se conta sobre Soveral: quando o seu grande amigo El-Rei D. Carlos lhe perguntou qual o segredo do seu sucesso em Inglaterra, limitou-se a responder – «Como com eles e durmo com elas»… 😉

Anúncios