Etiquetas

before_sunrise_film

before_sunset_movie

Com grande probabilidade chego tarde a estes dois filmes, mas só agora os pude ver, depois de muitas recomendações que sempre ignorei. “Before Sunrise” (1995) e “Before Sunset” (2004) são dois filmes ultra românticos que partem do mesmo desafio: será que um primeiro encontro de poucas horas é suficiente para modificar as nossas vidas para todo o sempre?

Céline (Julie Delpy) e Jesse (Ethan Hawke) conhecem-se num comboio com destino a Viena e vivem nesta cidade uma noite de romance, com um fim triste. No seguimento do primeiro filme, nove anos depois, os mesmos personagens encontram-se igualmente por poucas horas em Paris.

Tempo de reencontro e de balanço sobre o que fizeram das suas vidas, em que paira a tensão sobre se a paixão da sua juventude se mantém ou desapareceu irremediavelmente com a idade adulta, o desfecho é imprevisível até ao fim.

Ambos os filmes vivem de uma produção super simples, e da riqueza e profundidade dos diálogos entre os dois personagens que, não obstante, nunca atingem a lamechice própria destes filmes.

A não perder…

Anúncios