argus7

(Foto do “Argus” retirada de http://polynesia2.blogspot.com/search/label/Fotografias)

Numa altura em que nunca se falou tanto de responsabilidade empresarial, no sentido dos deveres das empresas para com as comunidades em que se inserem, a “PASCOAL” é um excelente exemplo: empresa de Aveiro (mais precisamente da Gafanha da Nazaré) ligada à indústria da pesca e transformação de pescado designadamente, do bacalhau, tem-se empenhado em resgatar das trevas veleiros que fazem parte da história da navegação portuguesa.

Tudo começou com o “Santa Maria Manuela” cuja história e restauro podem ser acompanhados aqui e eis que agora se anuncia, ontem mesmo, o regresso à pátria do mítico navio “Argus”, cuja biografia e relato da viagem desde Aruba a Aveiro podem ser acompanhados aqui ou aqui (este, um blogue de relevante interesse para a história da navegação pesqueira nacional).

O exemplo de preserverança, de sentido histórico, de homenagem a uma população e aos seus antepassados, fazem da “Pascoal & Filho, S.A.” um marco na responsabilidade empresarial nacional, tanto mais meritório já que o Estado pouco ou nada faz para conservar o património à sua guarda, quanto mais para o aumentar. Obrigado.

Anúncios